-
Arquitetos: MOZHAO ARCHITECTS
- Área: 450 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Chao Zhang
-
Fabricantes: Monier, Nippon Paint
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este pavilhão, localizado no Quanzhi Technology Innovation Park, em Shajing, Shenzhen, é o grande destaque na estratégia de modernização do parque industrial, que inclui atividades de cultura e recreação. O programa da edificação consiste em uma loja de móveis independente e uma casa de chá.
O pavilhão está voltado para a via expressa ao norte, com uma fileira de árvores adjacente aos muros especialmente projetados com diferentes alturas, o que não só diminuiu o impacto dos ruídos da via expressa, mas também formou um belo espaço interior com as árvores. O pavilhão, juntamente com os espaços comerciais e artísticos no térreo, cria uma atmosfera recreativa dinâmica. Ao mesmo tempo, um espaço público confortável e agradável para pedestres é perfeitamente criado devido a interfaces e escalas de duas edificações que interagem entre si.
Todo o complexo é composto por seis blocos de unidades. A loja de móveis independente utiliza quatro blocos no oeste, enquanto os outros dois próximos à praça de entrada funcionam como casa de chá. Ao colocar algumas cadeiras ao ar livre, na praça, a casa de chá cria um ambiente confortável para a vida pública.
Os dois blocos intermediários da unidade são combinados em um para fornecer um grande espaço de exposição para a loja de móveis. O protótipo do pavilhão remete a elementos das habitações tradicionais em Shajing: telhado inclinado e pátio. Sendo assim, cada bloco é composto por um pátio e um volume coberto unidirecional.
Na estrutura do telhado, vigas de concreto realçam o efeito de perspectiva na inclinação. Ao mesmo tempo, elas retêm a textura da madeira da fôrma de pinus. As paredes e aberturas estão distribuídas na direção norte-sul de cada unidade, o que criou um senso de ordem e uma sensação de profundidade na direção leste-oeste do espaço interior.
Os pátios das unidades adjacentes são organizados no sul ou norte alternativamente. Com a mudança de altura das paredes e vigas inclinadas, as árvores nos pátios surgem indistintamente. Além disso, sob as grandes árvores, as paredes brancas lisas e as telhas de concreto cinza se complementam, integrando a natureza também.